Total de Visualizações da Página

terça-feira, 15 de maio de 2018

A PERSEVERANÇA DE CALEBE


“A ira do Senhor se acendeu naquele dia, e ele fez este juramento:
‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó,
com exceção de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, seguiram ao Senhor com integridade de coração”. 
Números 32:10-12
Quando Deus mandou Moisés tirar Israel do Egito e levá-lo a Canaã, a maior dificuldade parecia ser a pessoa do Faraó, mas, apesar de sua objeção obstinada, o povo foi liberto.
Na saída, o Mar Vermelho parecia uma barreira intransponível, mas foi aberto para os hebreus passarem.
Encontraram, então, o extenso deserto, com calor, frio, seca, falta de comida e a presença de serpentes venenosas. Para tudo isso, Deus providenciou a solução, porém, ainda assim, quase todos os adultos que saíram do Egito deixaram de entrar na terra prometida. Mas, se os impedimentos foram vencidos, o que deu errado? Os israelitas não creram que poderiam vencer os gigantes de Canaã (Nm 13), por isso recuaram, quando deveriam ter entrado na terra. Nas palavras do próprio Deus, o que lhes faltou foi a perseverança (Números 32:10-12). Nesse ponto, destacaram-se Josué e Calebe.
Josué é apresentado na Bíblia como grande comandante militar de Israel. Calebe é valorizado por sua perseverança e determinação, por seu apego à promessa divina (Números 14:24; Deuteronômio 1:36). Embora a terra de Canaã tenha sido prometida à nação judaica, Calebe estava apegado de modo especial à promessa específica que o Senhor fizera a ele, prometendo-lhe o monte Hebrom (Josué 14:1-15).
Além de estarmos conscientes do amor de Deus pelo mundo e do Seu glorioso plano de salvação, oferecido a todos os homens, precisamos de um relacionamento tal com o Senhor que tenhamos promessas pessoais e específicas que nos sirvam como especiais motivos de perseverança.
Calebe tinha 40 anos quando entrou com os demais espias para verem a terra prometida (Nm 13). Aos 85 anos, tomou posse da terra. Naquela ocasião, ele poderia ter dito: “Agora é tarde. Demorou demais”. Não! Calebe estava disposto e determinado, apesar da idade. Hoje, encontramos adolescentes e jovens desanimados, entediados. Somos filhos de Deus! Devemos erguer a cabeça e avançar na conquista do que Ele nos propõe.
“Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40:30,31).
A perseverança de Calebe não durou apenas quatro semanas, nem 40 meses, mas 45 anos. Até aonde vamos em nossa jornada? O que estamos dispostos a enfrentar? Havia gigantes na terra de Canaã, mas hoje muitos estão desistindo por questões pequenas e até insignificantes.
Em nossa caminhada com Deus, as maiores dificuldades são interiores. Sejamos definitivamente apegados à Palavra do Senhor, que gera fé em nossos corações. A fé é a essência da perseverança. Assim, não haverá Faraó ou gigante que nos possam impedir de alcançar o que Deus tem para nós.
Pr. Anísio Renato de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.