Total de Visualizações da Página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

OBSERVE MELHOR

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26)
Como podemos compreender estas palavras de Jesus? Qual foi a última vez em que observou pássaros? O que isso lhe fez lembrar? Do amor de Deus? Vivemos rodeados de barulho e prédios. Nem sempre observamos as aves do céu. Observamos mais facilmente outras coisas: as roupas que as pessoas vestem os carros que dirigem as casas ou apartamentos onde moram. Dependendo de onde vivemos e dos lugares pelos quais normalmente transitamos tudo parece estar no lugar certo e a vida seguindo bem o seu fluxo. Mas, afaste-se um pouco mais, vá aos lugares onde vivem os que possuem menos!
Vá a um hospital, passe pelo Pronto Socorro e observe as pessoas. Preste atenção nos sem teto de sua cidade. Leia para essas pessoas este verso e pergunte se as fez sentirem-se melhor.
Nosso mundo é um ladrão do valor das pessoas. E muitas vezes participamos desse furto! Não se trata do que temos, do quanto temos. Mas de como lidamos com o que temos e de como nos sentimos por termos o que temos. Não me refiro a orgulho ou prepotência. Essas atitudes são fáceis de serem percebidas e criticadas. O pior que acontece conosco é nossa insensibilidade. Ela nos leva ao descompromisso. Abastecidos, abandonamos as pessoas. Algumas vezes nos esquecemos de até mesmo de Deus. Estarmos suprido é muito bom, mas envolve riscos sérios para a alma. Por isso Jesus nos pediu para encontrarmos Deus em outro lugar: na despreocupação e vulnerabilidade dos pássaros. Por isso ele fez dos pássaros os profetas que devemos ouvir.
Precisamos aprender sobre o valor que temos para Deus. Isso terá o poder de reorientar nossa vida. Enquanto nos iludirmos com o valor que encontramos nos símbolos de nossa sociedade, estaremos em risco. Precisamos valorizar as pessoas como Deus nos valoriza. Só poderemos tratar de forma cristã o nosso próximo se nosso valor estiver relacionado a Deus e não a bens materiais. Se estiver em Deus, então entenderemos o valor que temos uns para os outros e seremos mais comunitários e menos individualistas. Mais altruístas e menos egoístas! Entenderemos o valor da igreja e nosso lugar nela. Que hoje você observe melhor e veja os pássaros e, ao vê-los, ouça a Deus e não se orgulhe do que tem e nem se desvalorize pelo que não tem. Olhe a si mesmo e ao seu próximo de uma maneira nova. Avalie como Deus avalia.
Igreja Batista Praia do Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.