Deus se dirige ao homem,
pela palavra. Foi exatamente o caso de Faraó, dos hebreus e de Moisés. Deus
primeiro falou declarando o que desejava o que ia fazer e também avisando que a
desobediência seria seguida de grande castigo. Êxodo 5:1. e 6:1.
Vejamos quais foram às
reações.
Faraó repeliu, terminantemente, o pedido de Moisés. Ninguém resiste à vontade de Deus, sem alegar alguma coisa. Duas foram as alegações de Faraó.a) Não sabia quem era Jeová e, portanto, não estava na obrigação de acatar o seu enviado.
b)
Alegou
que o pedido de Moisés não passava de um pretexto para afastar o povo do
trabalho e que isso constituía grande ameaça à economia do país.
Tomou uma providência
mundanamente sábia: aumentou o trabalho do povo.O povo hebreu, a
princípio, recebeu com alvoroço e alegria a palavra de Moisés. Logo, porém, que
Faraó aumentou a carga do trabalho, descreu de Moisés e se rebelou contra ele.
Êxodo 5: 20,21.Era natural esse desanimo.
A interferência de Moisés provocara as medidas opressivas de Faraó. Entretanto,
se o povo tivesse prestado bem atenção às palavras se Deus, saberia que Deus
tinha previsto e anunciado a resistência de Faraó. Mas o povo só prestou atenção
à promessa do livramento e, por isso, surpreendeu-se dolosamente com as
aflições, caindo no desânimo.É notável que também que
também Moisés que era o porta-voz dos avisos divinos, diante do sofrimento do
seu povo ficasse perplexo e desanimado, chegando a atribuir aquele fracasso
aparentemente à sua inabilidade. É que ele também se esquecera de que Deus
antecipara e predissera a rebeldia de Faraó. Aparecem ai aspectos diferentes da
incredulidade.Em Faraó é a incredulidade
motivada pelo interesse. Não fez nenhuma investigação para saber quem era
Jeová, porque lhe convinha muito reter o povo hebreu trabalhando no Egito.No povo, vemos a
incredulidade causada pelo medo de enfrentar a luta. O povo descreveu logo na
primeira prova. Desejava a libertação, sem os trabalhos e as lutas.Em Moisés, a incredulidade
produzida pela perturbação emocional. O sofrimento, muitas vezes, é uma
realidade que perturba a mente e deforma a visão espiritual.Por essas e outras causas
ficam sem efeito positivo os solenes avisos verbais da providência.
História da Redenção José B Santos Jr. CONTINUA
Faraó repeliu, terminantemente, o pedido de Moisés. Ninguém resiste à vontade de Deus, sem alegar alguma coisa. Duas foram as alegações de Faraó.a) Não sabia quem era Jeová e, portanto, não estava na obrigação de acatar o seu enviado.
História da Redenção José B Santos Jr. CONTINUA
Muito bom. Estou muito emocionado com as mensagens.
ResponderExcluirDeus te falado profundamente em meu coração.
Pr. Marrieli