Total de Visualizações da Página

terça-feira, 28 de maio de 2013

CAPITULO VII PERCALÇOS DA PROSPERIDADE MATERIAL- redenção nº 25

CAPITULO VII
PERCALÇOS DA PROSPERIDADE MATERIAL
Gên. 13, 14, 15 e 18, 19.
Texto Áureo:I Tim. 6:10.
A prosperidade material é uma força de dois pólos: pode ser benção e pode ser maldição.
A prosperidade material é uma prova. Pode ser, antes de mais nada, simples prova de caráter porque a prosperidade honesta requer muita energia e força de caráter. De outro lado, a prosperidade alcançada submete o homem a provas tão fortes que só mesmo um caráter consolidado pode resistir. Além disso a prosperidade material acarreta encargos pesados, provoca reações desagradáveis e, as vezes, se transforma numa causa de sofrimento muito grande. Há ocasiões em  que a prosperidade material é mau sintoma, mas há outras em que é sinal de benção. Pode-se dizer que, muitas vezes, o imenso poder do mal se incorpora na prosperidade material para  melhor subjulgar e destruir os homens.
A história da redenção nos apresenta uma narrativa que exemplifica essas verdades na vida de dois homens, colocados dentro das mesmas circunstancias criada pela prosperidade. Esses homens reagiram de modo muito diferente: foram Abrão e Ló.
A lição apresenta os seguintes aspectos:
1º) PROSPERIDADE E CONTENDA
Enquanto eram pobres, Abrão e Ló puderam viver juntos, com amizade e entendimento, a mesma terra supria recursos suficientes, tanto para a vida de um como para a vida de outro. Mas a riqueza de ambos cresceu tanto, que a terra, “já não tinha capacidade para poderem habitar juntos”. Não foi o povo que aumentou – foi o gado. Não era para bocas humanas que faltava alimentos. O que esgotou a capacidade da terra foi o crescimento excessivo da riqueza. Tiveram  separar-se.
Mas a lição mostra, nesse ponto, uma influência freqüente e nefasta da riqueza: gera contendas.
Os cães rosnam e se mordem uns aos outros, por causa de um osso. Os homens, não: contendem depois que estão com o açougue todo em casa. O mal não esta na prosperidade. O mal é aquele principio que se introduziu na essência da raça e que aparece com o seu poder e vigor sempre que haja uma ocasião favorável. A pobreza recalca, a prosperidade dá expansão a esse principio do mal. Gên. 13:1- 8.
História da Redenção Jos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.