3º)  A ORIGEM DA RAÇA ESCOLHIDA
Nessa era começa o fio histórico mais importante: a história do povo hebreu. Podemos dizer mais importante pelos seguintes motivos:
a)    O povo hebreu é a raça escolhida para depositaria dos oráculos divinos – Rom. 3:1,2.
b)    O povo hebreu surge nesse ponto remotíssimo da história destaca-se pela superioridade dos seus conceitos religiosos, e não desaparece mais.
c)    Jesus Cristo, figura culminante da história humana, é filho do povo hebreu.
A porta do fio histórico começado nessa era é o patriarca Abrão.
Convém notar o seguinte:
I – Deus não escolheu um homem perfeito, escolheu uma criatura humana com suas fraquezas, mas cheia de fé, e a quem Deus mesmo ia disciplinar e aperfeiçoar.
II – O patriarca da raça hebraica se caracterizou por uma fé profunda. Hebreus 11:8. imprimiu à sua descendência um cunho moral e espiritual inigualado.
III – No começo desse fio histórico Deus, chamando a Abrão, fez uma miniatura profética da história do povo hebreu. Basta examinar as promessas da chamada de Abrão, para verificar que os fatos ai profetizados tem se repetido sucessivamente na história desse grande povo.
“Far-te-ei  uma grande nação” – e fez mesmo.
“Engrandecerei o teu nome” – o nome do hebreu é grande.
Salomão, Davi, Mendelson, Einstein, Rotchild. Os grandes pilotos das descobertas marítimas, etc..
“Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”. – A historia das nações perseguidoras de hebreus, bem como dos povos que os trataram bem, confirma impressionantemente essa profecia. Basta lembrar, de um lado, os nomes de Portugal e Espanha e, de outro, Holanda e Estados Unidos da America do Norte.
“Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Qual é a maior benção dos homens? Não é Jesus Cristo? Pois bem: Ele era descendente de Abrão.
A vida de Abrão, errante pelo Egito e Palestina, foi uma prefiguração histórica da vida errante da sua descendência através dos séculos pelo mundo inteiro.
Certa vez Frederico, o Grande, perguntou a um teólogo se ele podia dar uma prova da inspiração da Bíblia numa palavra só. O teólogo respondeu: Judeu.
Este capitulo, que acabamos de estudar na sua simplicidade, é uma das provas da inspiração do livro das origens e de toda a nossa biblioteca.
QUESTIONARIO:
Qual foi o primeiro ato de Noé ao sair da arca?
Quem foi o primeiro geômetra? Quantas línguas havia no principio? Quantos eram os filhos de Noé? Desde quando os homens tem permissão para comer carne? Porque é que o homicídio é crime? Quem foi o primeiro vinhateiro? De onde vieram todas as nações? O hebreu é benção? Quando? A quem foi que Abrão edificou um altar? Qual foi a fraqueza de Abrão?

História da Redenção José B Santos Jr.  CONTINUA