Total de Visualizações da Página

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LEIS DE AMPARO À PROMESSA

1º) Era preciso que o rico, o homem agasalhado e forte, não se esquecesse dos aflitos e desamparados. Muitas podem ser as causas da pobreza: às vezes, é a vadiagem. Pode ser também a doença, a incapacidade física, a falta de trabalho, a viuvez, etc. E todos os pobres são humanos. Na sua grande misericórdia e sabedoria, Deus ditou leis para amparar essa pobreza.

a)        Leis agrarias. O lavrador não podia colher tudo, mas tinha de deixar espigas, bagas de uva e de oliveira – sobejos da sua fartura – para os pobres recolherem. Não era uma esmola humilhante, dada ocasionalmente ao pobre que mendigasse à porta; era o direito garantido por uma lei divina de ir ao campo e recolher com o seu trabalho, sem quebra da sua dignidade, o que sobejava de uma seara que Deus tinha abençoado. Levítico 19: 9- 10.
b)        Leis do trabalho visaram a proteção do trabalhador que vivia do trabalho diário. Uma das maiores iniquidades é protelar indefinidamente o pagamento do diarista, do homem que depende do salário para atender às exigências da sua fome  e da fome de seus filhos. É um crime de lesa humanidade. Esse crime vem sendo praticado e tolerado no nosso meio social. Há quem chegue a lucrar juros dessa delonga criminosa. A lei de Moisés, tão antiga, interditava esse crime. Levítico 19:13.
Além de garantir a paga do salario, a lei interditava toda e qualquer opressão que visasse explorar o trabalho e a necessidade do jornaleiro. Essa lei protegia, tanto o trabalhador israelita, como o estrangeiro. Já sabemos que, infelizmente, os israelitas nem sempre observava essas leis tão sábias e tão humanas. De certo, foi a eles que Tiago dirigiu estas palavras de aviso e censura: “Eia, pois agora, vós, ricos, chorai e pranteai,... Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vos foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.” Tiago 5: 1- 4. Jeremias 22: 13.

História da Redenção José B Santos Jr. CONTINUA...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.