c) Violência. A simples aversão não tardou a mudar-se em ódio que o moveu a um ato de violência. A causa de não ter sido aceito era ele mesmo. Era, pois, contra si próprio que se devia virar. Mas, em vez disso, aborreceu Abel e o matou. Essa violência vai ser manifestada na sua descendência.
Como diz Marcos Dodds, a maldição do pecado se manifestou de modo terrível. Quem a executa é o próprio homem. “No dia em que dele comerdes, certamente morreras”. Mas a primeira morte não foi morte natural, mas um homem matou outro homem. Isso ensina que o mal vem de nós mesmos e não de Deus.
a) Luxúria e cinismo,
Fortes uns contra os outros e violentos na pratica do crime, os filhos dos homens são fracos para governar os seus instintos de luxuria. Na geração de Caim aparece o primeiro caso de poligamia. Mais grave do que isso é que a primeira poesia registrada nessa narrativa tão breve são versos em que Lamech proclama o crime que cometeu.
Nada é pior do que a perda do idealismo da vida moral. Reconhecendo-se mal, o homem se acomoda nesse estado, habitua-se com a sua triste deformação e até se vangloria dela.
Ao mesmo tempo em que a corrupção tomava esse impulso assustador, manifestava-se, de outro lado, o poder vitorioso do bem, os homens começaram invocar o nome do Senhor.
- surge e principia a geração dos piedosos: Seth, Enos, Matuzalém, Enoque e o patriarca do dilúvio, que agradaram a Deus.
Deus nunca ficou sem testemunhas.
QUESTIONARIO:
Para onde é que Deus olha? Em que consiste o perigo de não fazer bem as coisas? O derramamento de sangue é inocente? Quem foi o primeiro arquiteto? Quem foi o primeiro vaqueiro? Quem foi o primeiro músico?
E o primeiro caldeireiro? Quem viveu mais tempo? Todos os homens morrem? Quantos anos viveu Enoque?
História da Redenção José B Santos Jr. CONTINUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.