CAPITULO VI
A NOVA ERA
Leitura: Gênesis 9:20-29; 10,11, 12:1-9.
Texto Áureo: Isaías 65:17.
Inicia-se, com a lição de hoje, a terceira era da história da redenção.
A primeira foi até a queda do homem. Não conhecemos a sua extensão.
A segunda vai até o dilúvio. É uma fase da história caracterizada por terríveis manifestação do mal.
A terceira era começa depois do dilúvio. Só existe a família de Noé,salva miraculosamente do grande cataclima.
Após o dilúvio Deus estabelece um novo pacto de benevolência com a raça porque, se não fora assim, teria de destruir-la mesmo. E nesse pacto ele garante aos homens a duração continua das circunstâncias favoráveis e indispensáveis à vida.
A lição pode ser em três partes.

1º) REVELAÇÃO DA RAÇA HUMANA
a)    A natureza da raça.
Antes de descrever a difusão das famílias da humanidade, todas elas descendentes de Noé e seus filhos, a Bíblia narra um episódio muito triste na vida de Noé. Embriagou-se com vinho e deu ensejo, assim, a que um dos seus filhos zombasse dele. Esse fato não foi narrado, nem ridicularizar o Patriarca, nem para acusar o seu filho pouco respeitoso, mas com o fim de mostrar que, não obstante a sua sinceridade e a retidão relativa a vida, Noé era participante das fraquezas da raça recaída. O pecado tinha entrado no homem e não saia mais, sendo necessário uma constante vigilância para que ele não se apodere definitivamente da criatura humana, neste mundo. Depois de agradar a Deus, pela justiça da sua vida, o patriarca se descuidou e o pecado infligiu-lhe uma derrota humilhante. O homem é pecador, e só Deus o pode livrar deste estado.
A fraqueza de Noé, narrada como esta na Bíblia, pode provocar duas reações muito diferentes dos leitores. Muitos alegarão nesta hora de fraqueza de um homem bom para desculpar as fraquezas da sua  própria vida e a tomarão com protesto para continuarem na pratica do mal. Outros porem verão nesse episódio um sinal de aviso necessário para tomarem cuidado e não tombarem como Noé tombou.
b) A seguir aparecem as origens raciais.
Essas genealogia que aparece no livro das origens estabelece o contato das eras pré-históricas com povos que já fazem parte da história. Ai se diferencia, outra vez, a Bíblia da ciência. A ciência vai até um certo ponto, e para. A Bíblia, porém mergulha mais fundo nos tempos desconhecidos da história e, mediante a revelação divina, traz ao nosso conhecimento fatos que ficaram sem testemunho.
História da Redenção José B Santos Jr.  CONTINUA